Blog da Brasilmaxi

Logística Promocional um mercado em ascensão.

Neste mercado cada vez mais competitivo onde a redução do consumo caiu de forma vertiginosa, a exploração de pontos de vendas e o aumento de ações de marketing se tornaram uma das principais armas para superar esta difícil fase.

É importante destacar que a Logística Promocional é composta de várias etapas que vão desde o recebimento, armazenagem, gestão de estoques, montagem dos kits, distribuição chegando até a positivação nos pontos de venda.

A operacionalização e distribuição de materiais promocionais se tornou uma atividade com forte tendência de crescimento, com sua profissionaliza​ção​, e implantação de novas tecnologias que apoiem as atividades de distribuição, ​associado às necessidades e suas particularidades, permitem ​realizar aproveitamento e consolidação, na medida em que as empresas estão passando a conhecer a necessidade de um tratamento diferenciado e adequado para seus materiais promocionais.

Como diferenciais a oferecer um espaço exclusivo para manuseios e montagens de kits promocionais, independente do horário, permitindo trabalhos ininterruptos, caso seja necessário. Disponibiliza diversos modais e modalidades de distribuição adequando à necessidade do cliente​ e seus prazos de entrega, através de frota própria​, terceirizada e parcerias fixas com os grandes transportado​res.

Outro ponto de extrema importância na logística promocional é a tecnologia inserida em todas as etapas do processo logístico. Contar com um website, por exemplo, proporciona gerenciamento e controle integrado de todos os serviços, com relatórios gerenciais e medidores de performance em tempo real. Outro ponto importante a ser destacado é o armazenamento de materiais de alto risco ou valor agregado onde ficará segregado numa área exclusiva, com acesso restrito, cerca de proteção e monitoramento.

Além da própria estrutura é muito importante também contar com CDA’s – Centro​s​ de Distribuiç​ões Avançados em todas as Capitais e nas principais Cidades Brasileiras, oferecendo pontos de suporte regionalizados.

“Para a melhor utilização destes serviços, é fundamento a equipe de atendimento trabalhar junto ao cliente, desde, ​a fase embrionária da campanha, discutindo o briefing ​visando melhor consolidação e aproveitamento ​da distribuição, eficácias durante os processos operacionais, reduções de tempo e custos.”

Ressalto ainda que são muitos os cuidados que se deve adotar ao receber, separar, armazenar, manusear ou distribuir o material promocional, até porque, ​devido à fragilidade e sensibilidade dos materiais​, por não serem produtos destinados à venda e não podem ser facilmente repostos em caso de danos. Por conta disso, a empresa possui um manual de ​boas práticas ao receber e manusear as embalagens que norteia a equipe operacional na hora de ​receber e embalar ​os materiais para ​a distribuição. É frequente o uso de porta-paletes especial, plástico bolha, shrink pack​, caixas de papelão diferenciadas, papelão ondulado para manuseio d​os materiais.

 

 

Case no setor de Foods

A logística promocional pode ser utilizada por empresas de diversos segmentos de atuação entre elas: bens de consumos, alimentos, indústrias, montadoras, agências de promoção, empresas que investem em marketing promocional, etc.

Um case de sucesso a ser destacado no setor de foods, importante indústria alimentícia.

Aconteceu em todo ​o Território Nacional das Capitais ao extremo dos Interiores, e foi justamente a imensa abrangência as entregas antecipadas ao prazo previsto​, o ponto de destaque ​do sucesso da operação, para levar materiais ​promocionais brindes eletrônicos, como celular​, TV e eletroeletrônicos​.

Por fim, notou-se que os principais resultados desta ação promocional foram a redução de custos, por associar a logística dos materiais à implementação nos pontos de venda, além de 20% de aumento nas vendas dos produtos.

Até a próxima.

Fausto Montenegro da Cunha | Diretor Operacional

BRASILMAXI Logística

www.brasilmaxi.com.br

2 Commentários

Deixe um comentário

  1. Pablo
    Reply

    Gostei.

    • Rosana
      Reply

      Que bom Pablo … Agradecemos seu comentário. ABS

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.