Blog da Brasilmaxi

Em um momento 4.0, saiba como a tecnologia pode auxiliar na redução dos custos logísticos

Em um momento 4.0, saiba como a tecnologia pode auxiliar na redução dos custos logísticos

Com o advento da indústria 4.0, onde fábricas cibernéticas não são mais ideias de filmes futuristas, mas uma realidade presente, a logística deve se atualizar para conectar-se as essas fábricas hiperconectadas a softwares inteligentes.

Nunca uma era foi tão favorável para a logística. Vivemos a era da informação, e é exatamente o que a logística ou o setor de serviços vende…

Diante da necessidade de maior agilidade na troca de informações, padronização das transações, acuracidade das demandas, maior redução de custos e aumento da produtividade; fazer uso de tecnologia nos processos logísticos é ter vantagem competitiva.

Quer saber quais as vantagens principais do uso da tecnologia na redução dos custos e maximização da produtividade?

Não da mais para pensar logística sem falar de tecnologia. Muitas são as vantagens da utilização da mais fina tecnologia na logística, Vamos te apresentar as 5 principais:

 

  1. Utilização de softwares inteligentes: seja para atender a rotina de vendas cruzando a entrada de pedidos com a disponibilidade de estoque ou mesmo para estreitar os relacionamentos com provedores de transportes, pagamento de fretes, controles de roteiros de entrega, controle de desempenho de veículos e motoristas, gestão da armazenagem e estoque, rastreamento de mercadorias e veículos, otimizando recursos de transportes em busca da redução fazendo mais com menos, o uso destes softwares é essencial.
  2. Integração entre sistemas: sistemas integrados permitem que a comunicação seja fluida, com uma interface com o software corporativo da empresa (ERP) a disponibilidade de informações importantes pode ser mais rápida e eficaz. Muitas vezes, realizada em tempo real.
  3. Sistema de gestão de estoques: automatizar os processos na gestão de estoques pode trazer melhorias não só para a execução das atividades, mas também para minimizar manuseios desnecessários reduzindo inclusive mão de obra. Melhorando a segurança, confiabilidade de das informações e aumentando a produtividade. Ou até mesmo para reduzir as necessidades de estoque, necessitando talvez de menor capital de giro imobilizado.
  4. No uso de tecnologia mobile: tudo está na palma da mão, ao alcance de um clique com a tecnologia mobile. Desde a gestão de equipes externas acessando os sistemas e informações de qualquer lugar e a qualquer momento. Como também podendo ser desdobradas para gestores e/ou colaboradores em viagens. Ou na entrega para reporte de status das viagens, apontamento de ocorrências, baixa de notas fiscais, solicitação de liberações enfim, a tecnologia mobile poderá garantir um fluxo de informações contínuo e simples.
  5. Monitoramento de entregas em tempo real: essas são aplicações com as quais os condutores conseguem visualizar os embarques e entregas, podendo buscar informações por meio de códigos de barras em documentos fiscais. Confirmar a entrega fotografando, produzindo áudio ou fazendo um check-in via GPS no local em que a carga é entregue, materiais que podem ser enviados aos gestores por um aplicativo de logística.

***

Como pode perceber muitas são as vantagens ofertadas pelo uso da tecnologia. Essa é apenas a ponta do iceberg. Neste processo de modernização dos processos, dificuldades na implementação podem surgir, mas nada que treinamento visando mudança cultural não corrija.

Não há dúvidas que o investimento em tecnologia da informação apresenta uma relação custo benefício muito favorável, além dos ganhos com aspectos intangíveis, como a elevação dos níveis de serviços.

 

Brasilmaxi

 

Um comentário

Deixe um comentário

  1. Mauricio Monteiro
    Reply

    Sou estudante de Logística esse artigo me ajudou bastante.. obrigado..

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.