Blog da Brasilmaxi

Saiba como a terceirização logística pode reduzir seus custos, maximizar sua eficiência e te posicionar melhor entre seus concorrentes.

Saiba como a terceirização logística pode reduzir seus custos, maximizar sua eficiência e te posicionar melhor entre seus concorrentes.

A terceirização pode alavancar seus recursos, aumentar a qualidade da entrega, reduzir seus custos, maximizar a eficiência e minimizar riscos operacionais, além de oferecer liberdade para se concentrar nos fatores críticos do negócio. Leia até o fim e descubra como…

Chamamos de Terceirização Logística a entrega de total ou parcial de uma operação logística de uma empresa a um prestador de serviços.

A logística no Brasil pode representar de 20% a 30% do custo total de grandes empresas. Podendo variar pra mais caso a companhia não tenha controle de todos os processos logísticos.

E por que empresas deveriam terceirizar sua logística?

Pela busca por gestão mais eficiente da atividade e da cadeia de suprimentos. Certamente com a terceirização pode-se encontrar grande diferencial competitivo, visto que existem inúmeras vantagens em eficiência e custo. Conheça esses benefícios!

BENEFÍCIOS DA TERCEIRIZAÇÃO

  • Manter foco no negócio principal (core business): a logística não é o carro chefe da maioria das empresas, assim ao terceirizar, além de colocar sua distribuição nas mãos de especialistas, à empresa pode se dedicar aquilo que é o coração do negócio, o seu core business.
  • Redução de custo: uma empresa especializada em logística e com know how na área, pode fazer mais com menos. Já tem tecnologia, rotas com sinergia, profissionais gabaritados, departamento facilitadores da entrega e etc. Assim os custos são muito menores e, pode ser repassado para o contratante.
  • Transformar custos fixos em variáveis: essa é uma grande manobra financeira muito utilizada por empresas que se aventuram pela logística; vendo o grande custo que é ter frota própria, tecnologia, pessoas e etc., ao terceirizar a logística transformam custos fixos em variáveis, promovendo grande ganho financeiro.
  • Aumentar a flexibilidade, a eficiência e a produtividade dos processos logísticos: se é a expertise das empresas de logística, obviamente esses conseguem fazer mais rápido e com processos mais claros e definidos. O que na logística é vital para o encantamento do cliente e expansão da marca.

E além de poder focar no core business, reduzir custos e maximizar a eficiência, outras vantagens visando qualidade e crescimento da participação do negócio no mercado podem vir junto da terceirização.

Como exemplo:

  • Ter acesso à tecnologia de ponta, com atualização frequente: entregas mais rápidas e completas, rastreamento do pedido, interação em tempo real com o cliente, facilidade de conhecer o feedback do cliente na hora da entrega, entre outros benefícios da tecnologia podem melhorar sua participação, como?
    • Penetrando rapidamente em novos mercados;
    • Dividindo custos e riscos;
    • Gerenciando os elos da cadeia de suprimentos dentro de uma visão global;
    • Tendo acesso a soluções inovadoras, de hardware e software, para o gerenciamento e controle de centros de distribuição;
  • Aumentar a cobertura geográfica: em um mundo globalizado e digital, atender clientes nos lugares mais remotos, em um custo acessível, garantirá sua expansão nacional e até internacionalmente. Podendo:
    • Ingressar em mercados não familiares ou não conquistados;
    • Melhorar na Qualidade do Serviço Logístico para os Clientes.

Você imaginava que terceirizar sua logística poderia te trazer todos esses benefícios?

Sabia que todos estes benefícios são imediatos desde que coloque sua operação nas mãos de um provedor logístico com reputação, expertise operacional, pessoas, tecnologia e ativos de ponta?

Pense bem! Terceirizar a logística terá sempre o viés de aumentar a eficiência e a eficácia das práticas de negócio na cadeia de suprimentos via criação de vantagem competitiva sustentável em longo prazo.

Até a próxima!

Brasilmaxi

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.