Blog da Brasilmaxi

Armazenagem logística: conheça os principais desafios e oportunidades

A palavra armazenar está diretamente associada à guarda de algum material ou até dados eletrônicos. Depositar provisoriamente mercadorias em armazém, em entreposto. Pôr em depósito, conservar, Acumular.

Para os profissionais do segmento de operações logísticas, a palavra armazenar representa um verdadeiro complexo de atividades inerentes ao conjunto de operações logísticas. De maneira conceitual, o armazém existe para proporcionar um estoque pulmão, no local onde for necessário.

Contudo, é importante mencionar que a armazenagem não agrega nenhum valor ao produto, pelo contrário, ela representa porcentagem significativa no seu custo.

Então, por que se faz estoque?

Embora hoje em dia se perceba o avanço em tecnologia de controle e técnicas de redução de inventários, a armazenagem ainda se mostra necessária. Casos em que, para atender as demandas (busca ou procura de um produto ou serviço no mercado), as empresas precisam de estoques á médio ou longo prazo. Assim, esse processo ocorre, em teoria (entre outras razões), para melhorar o atendimento aos consumidores, reduzir custos de fretes e otimizar custos de produção.

Em síntese, os estoques funcionam como ‘mecanismo” regulador da cadeia de suprimentos, que é formada a partir de relacionamentos com pares individuais.

Pois bem, vejamos: se armazenar é um desperdício do ponto de vista financeiro, percebe-se que, entre outros fatores, existe uma falta de integração nas empresas entre as operações (fornecedores, compras, gestão de estoque primário, distribuição, estoque de produto acabado e etc.) e principalmente por falta de planejamento de demanda futura.

OBJETIVOS DE UM BOM ARMAZENAMENTO

Pode até parecer paradoxal, mas o melhor armazenamento é nenhum armazenamento, entretanto por motivos já citados, não somos capazes de acabar com a necessidade de estocagem.

Diante disso, o papel de um bom gestor é minimizar ao máximo, trabalhando com acurácia e precisão das informações para que a cadeia de suprimentos se torne cada vez mais enxuta mantendo os estoques baixos aplicando a filosofia Just in Time (JIT), promovendo a execução perfeita: diminuição dos índices de avarias, registros confiáveis de acurácia dos estoques, disponibilidade das informações em tempo real, rastreamento e histórico dos produtos e etc.

Não podemos deixar de mencionar o papel, não só do time de armazém, mas também a atividade conjunta de transporte, armazenagem, aquisição (compras), gestão de nível e qualidade de estoque, distribuição e sistema.

PRINCIPAIS DESAFIOS DA ARMAZENAGEM

  • Conservar a qualidade do produto, mantendo inalteradas suas características;
  • Controlar a quantidade estocada;
  • Maximização do uso de todos os espaços;
  • Eficiência na movimentação dos itens;
  • Reduzir custos relativos à armazenagem;
  • Aproveitamento eficaz dos recursos: humanos e equipamentos;
  • Controle de datas (FIFO).

EQUIPAMENTOS USADOS NA ARMAZENAGEM

Palete – Permite o arranjo e o agrupamento de materiais, possibilitando a movimentação, estocagem e transporte como uma única carga;

 

Porta paletes – Estrutura que possui um conjunto de duas vigas longitudinais aos corredores dos armazéns onde são armazenados os paletes.

 

Empilhadeiras (Pode-se encontrar: elétricas, hidráulicas, manuais, retráteis e tracionarias.) – Equipamentos que permitem a movimentação de cargas, os garfos funcionam como estrutura de apoio para o transporte e movimentação de materiais na grande maioria paletizados.

 

Paleteira manual – é um equipamento indispensável em qualquer empresa que efetue movimentação de cargas. Projetado para o manuseio de cargas paletizadas em geral, oferecem soluções rápidas, facilidade de manobras, menor esforço para elevação e maior produtividade.

 

O WMS NAS ATIVIDADES DE ARMAZENAGEM

Warehouse Management System, O WMS, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Armazéns, é responsável pelo gerenciamento das operações do dia a dia de um armazém.

O software normalmente é integrado a um Enterprise Resource Planning (ERP), ou sistema de planejamento do recurso empresarial, o que contribui para integrar a sistematização e automação dos processos na empresa como um todo.

O WMS busca agilizar o fluxo de informações dentro de uma instalação de armazenagem, melhorando sua operacionalidade e promovendo a otimização do processo, oferecendo as mais variadas soluções para os processos de gerenciamento de um armazém tais como:

  • Planejamento e alocação de recursos
  • Agendamento das mercadorias que serão recebidas no armazém;
  • Controle do processo de portaria;
  • Inspeção e controle de qualidade;
  • Definição dos endereços dos produtos a serem armazenados, tais como: zona, rua, ABC, família, grupo ou categoria de produtos;
  • Identificação da entrada no estoque em tempo real;
  • Controle do armazenamento de um mesmo item em mais de um local do armazém;
  • Controle de diferentes estruturas de armazenamento como: porta pallets, prateleiras, blocos, Box, etc.;
  • Controle automático da necessidade de abastecimento das áreas de picking.
  • Controle da expedição por pallets, volumes, lotes, caixas, peças ou números de série;
  • Emissão de listas de conteúdo por pallets, volumes, lotes, caixas;
  • Automação do processo de conferência utilizando códigos de barras;
  • Gerenciamento do cancelamento de pedidos e o retorno de mercadorias para o estoque;
  • Eliminação de erros de expedição, como por exemplo, enviar um item errado em determinado pedido;
  • Acurácia de estoque;
  • Compactação do estoque e aplicação de técnicas de armazenagem como o sistema FIFO ou FEFO.

Essas possibilidades garantem o gerenciamento eficiente de informações e recursos, permitindo a empresa tirar o máximo proveito dessas atividades.

***

Quando se fala de armazenagem existe uma infinidade de detalhes técnicos, especificações de qualidade, produtividade e segurança que não abordamos aqui, pois a ideia do presente texto era trazer os principais pontos sobre o assunto.

No próximo artigo abordaremos as oportunidades, desafios e vantagens da armazenagem.

Até a próxima.

Brasilmaxi!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.