Blog da Brasilmaxi

Saiba por que o pedido perfeito é o KPI mais importante para o sucesso do armazém logístico

Não faz muito tempo que a logística vem ganhando espaço nas mesas de discussões. O que antes era facilmente sintetizado a transporte, hoje, diante da globalização e acirramento da competitividade, virou ciência.

 

 

Neste cenário a armazenagem dá um salto de ─ conceito de ocupação física apenas, para ─ estocagem ordenada para conservação de materiais, controle de entrada; saída, estoque, distribuição, demanda e capacidade. Um processo regulador da cadeia.

Se desejar saber mais sobre armazenagem Clique nos links abaixo e conheça tudo sobre:

Ter a tecnologia certa a disposição nem sempre resolve os problemas. Os softwares coletam uma infinidade de dados, contudo é preciso saber o que fazer com eles.

Claro que medir a operação é vital para o sucesso, mas ainda mais importante que medir é saber o que medir de forma simples e prática para auxílio da tomada de decisão.

Assim, o sucesso em termos de custo, qualidade e produtividade; está em pensar sempre no cliente ─ o que ele espera e o que fazer para fideliza-lo.

Nesse sentido o pedido perfeito, ou perfect order é um dos principais, se não o mais importante KPI’s para se adotar no armazém.

 

O KPI MAIS IMPORTANTE PARA UM ARMAZÉM LOGÍSTICO

Todo armazém deve buscar o “pedido perfeito”, em que o cliente recebe de forma coesa o produto certo, na quantidade certa, dentro do prazo, sem avarias e com a documentação correta. Além disso, com uma pós-entrega funcional (Call Center ou customer service) e logística reversa viável.

Para alcançar o pedido perfeito, atividades ligadas à armazenagem, desde o planejamento, coordenação, e execução de todos os processos de controle e gestão devem estar setadas para garantir melhor produtividade, qualidade, controle e redução dos custos do armazém.

O “pedido perfeito” é um cálculo da eficiência das etapas de um pedido. Ele é medido do seguinte modo:

% Acuracidade no Registro do Pedido x % Acuracidade na Separação x % Entregas no Prazo x % Entregas sem Danos x % Pedidos Faturados Corretamente.

Os benefícios da implementação do pedido perfeito são inúmeros. Indo desde a melhoria e controle operacional ao encantamento do cliente (o que é o mais importante), que passa a confiar na empresa, repete a compra e faz marketing boca a boca melhorando assim sua reputação.

Outros seis KPI’s e métricas importantes

Na operacionalização do pedido perfeito outras ferramentas deverão ser adotadas. Medir e acompanhar desde o recebimento, acondicionamento, movimentação, separação, embalagem, carregamento e emissão da documentação fiscal.

Para isso outras métricas podem e devem estar na rotina do armazém:

1 – Pedidos por Hora ou Orders per Hour – Mede a quantidade de pedidos separados, embalados e/ou acondicionados por hora. Também pode ser medido em linhas ou itens.

2 – OTIF – (uma sigla em inglês para On-Time In-Full). On Time: Os produtos e/ou serviços têm data e horário, ou janela de horas e local pré-determinados juntamente com o cliente. In Full: Os produtos e/ou serviços precisam estar dentro das especificações combinadas com o cliente (qualidade, quantidade, dimensões etc.);

3 – Custo por Pedido – Rateio dos custos operacionais do armazém pela quantidade de pedidos expedidos.

4 – Custos de Movimentação e Armazenagem como um % das Vendas ou Warehousing Cost as % of Sales – Revela a participação dos custos operacionais de um armazém nas vendas de uma empresa.

5 – Tempo Médio de Carga e Descarga – Mede o tempo de permanência dos veículos de transporte nas docas de recebimento e expedição. Hora de Saída da Doca – Hora de Entrada na doca variam conforme tipo de veículo, carga e condições operacionais.

6 – Tempo Médio de Permanência do Veículo de Transporte ou Truck Turnaround Time – Além do tempo em doca, mede tempos manobra, trânsito interno, autorização da portaria, vistorias, etc.

***

Para que sua estratégia de marketing e vendas seja bem sucedida, seus processos logísticos devem estar bem desenhados e azeitados. Não espere que os problemas aumentem para levar o tema armazenagem logística para a mesa de discussão de sua empresa.

O pedido perfeito gera repetição das vendas e melhora a reputação de sua marca. O que está esperando para implantá-lo?

Até a próxima.

Brasilmaxi!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.