Blog da Brasilmaxi

A roteirização como fator de redução de custos para sua logística de distribuição

A roteirização como fator de redução de custos para sua logística de distribuição

Suas entregas demoram mais do que deveria para acontecer? O caminhão sempre retorna com entregas para o outro dia? O tempo de filas na porta dos clientes ou de transito é um grande ofensor para sua logística de distribuição? Você desconfia que seus motoristas te enrolam?

Não se desespere ainda. O que pode estar faltando para sua logística é conhecer o que é, e, todos os benefícios da roteirização.

Os grandes centros urbanos oferecem uma complexidade sem tamanho para encontrar a mais rápida e melhor rota para a entrega ser realizada com sucesso.

O motorista entregador, além de enfrentar o estresse de um trânsito caótico tem que lhe dar com várias restrições de rodagem, o que dificulta bastante na hora de escolher a sequência ideal de visitas.

Para uma gestão efetiva da logística de distribuição, a melhor sequência de visitas aos clientes é uma tarefa que não deve ser responsabilidade do motorista, nem mesmo deve ser desenhada a mão por aquele funcionário do faturamento que roteiriza as entregas há anos…

Roteirizar é uma tarefa que demanda inteligência computacional através de algoritmos matemáticos calculando rotas a partir de todos os pedidos pendentes para entrega, utilizando a frota disponível e fazendo a melhor alocação das cargas para otimização dos custos operacionais, superando assim os desafios da entrega urbana.

Você tem mapeado os principais desafios da entrega logística?

OS MAIORES DESAFIOS DA ENTREGA

Colocar um veículo carregado nas ruas é uma tarefa que demanda muito trabalho. O time de vendas fez a papel mais importante que é vender o produto. O fábrica produziu com qualidade e a logística, presente em todos os momentos, garantiu o estoque e a armazenagem correta.

Agora é o momento de concretizar o processo com perfeição e no melhor custo possível. Porém estamos diante de um processo desafiador, uma vez que intempéries podem acontecer o tempo todo. Entre os principais desafios estão:

  • Maximizar a taxa de ocupação dos veículos;
  • Minimizar o uso da Frota;
  • Usar o menor e/ou melhor percurso (sequenciamento);
  • Obedecer às restrições de entrega dos Clientes (janela de entrega, tipo de veículo, transportador);
  • Montar estratégias de atendimento por zonas de atendimento de cada fornecedor;
  • Automatizar o processo de roteirização;
  • Otimizar custos.

Vamos responder uma pergunta importante

Antes de falar de muitos outros importantes benefícios da roteirização é preciso que paremos um pouco aqui para responder uma dúvida bem comum para a maioria das empresas e gestores. Uma vez que falamos que roteirização é algo que não pode ser feito de modo manual e que demanda auxílio computacional através de algoritmos matemáticos:

Eu preciso comprar ou contratar um software de roteirização?

A resposta é sim.

Os ganhos com aquisição de software e/ou contratação de empresa com o devido know how são inúmeros, mas aquilo do que chamamos de pilares ou tripé da gestão da entrega:

  1. Roteirização;
  2. Rastreamento;
  3. Acompanhamento.

1 – Roteirização – vital para a entrega como um todo. O processo gera romaneios de entrega prezando pelo menor e melhor custo e tempo e, também rota mais curta a ser percorrido pela sua frota.

2 – Rastreamento – quando se tem um software competente o percurso realizado pelos motoristas são armazenados e, podem ser acompanhados em tempo real: a rota definida, a rota realizada e o posicionamento atual.

3 – Acompanhamento – além da localização de cada motorista, ainda é possível acompanhar o andamento de cada entrega dos romaneios diários e qualquer ocorrência que aconteça com possibilidade de anexar fotos de comprovação.

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA

A roteirização de entregas na prática visa à redução dos gastos com fretes através da maximização da produtividade por veículo entregador, aquele papo de fazer mais com menos lembra!

Ela considera o número de veículos disponíveis, a quantidade de pedidos, os locais geográficos da entrega e o custo.

Além de sequenciar as visitas de modo mais inteligente a roteirização otimiza o carregamento dos veículos levando em consideração suas limitações de peso, cubagem e qualquer outra restrição. Reduz horas extras e o tempo de atendimento dos clientes.

 

QUAIS OS MAIORES BENEFÍCIOS

  • Redução de custos;
  • Melhor eficiência nas entregas;
  • Mapeamento e localização de todos os motoristas em rota;
  • Comparativo entre rota definida e rota realizada;
  • Aumento de faturamento;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Maior agilidade nas entregas;
  • Padronização dos processos;
  • Controle de riscos;
  • Acompanhamento dos roteiros diários e suas entregas;
  • Agendamento de data para produtos que precisam de montagem;
  • Aumento da produtividade das entregas;
  • Relatórios gerenciais.

***

Para ter entregas mais rápidas, caminhões retornando com todas concluídas, com menor tempo de espera no cliente e no transito e ainda ter todo controle sobre tempo e motoristas, adote imediatamente um roteirizador.

Em um mundo digital, complexo e rápido onde o mobile ganhou espaço, as tecnologias através dos aplicativos do celular facilitam a vida.

As atualizações do status da entrega, desde o início da rota até a entrega realizada pode chegar em tempo real, podendo ter fotos de canhotos anexos ou qualquer outra ocorrência que melhore os custos e a relação com o cliente.

No próximo artigo ensinaremos como operacionalizar e conseguir cada um dos benefícios da roteirização. Fique atento e não perca o artigo.

Brasilmaxi !

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.