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Conheça cinco dicas práticas para reduzir custos e maximizar a produtividade através da roteirização de entregas

Conheça cinco dicas práticas para reduzir custos e maximizar a produtividade através da roteirização de entregas

 

 

Redução de custos é a palavra de ordem no cenário atual. Se você é gestor de uma empresa sabe bem do que estou falando. Assim como um mágico que tira coelhos da cartola o gestor vive a todo o momento tentando arrancar da cartola da gestão, ideias para que o custo fique menor e a margem do produto melhore.

Na logística, esse é um exercício contínuo, principalmente no transporte que é responsável por até dois terços do custo logístico. Pensar, planejar e executar os processos com excelência é essencial, e, a roteirização é um “coelho” vital para reduzir os custos com a logística de distribuição, maximizar a produtividade, minimizar os tempos de entrega e encantar o cliente.

No nosso artigo anterior falamos sobre a roteirização como fator de redução de custos para sua logística de distribuição. Se você perdeu é só clicar no link e conferir para entender o que é, como funciona e as vantagens para sua empresa. Confere lá!

 

A ROTEIRIZAÇÃO NA PRÁTICA

A entrega em centros urbanos sempre ofereceu desafios, no entanto, na última década o trânsito caótico, as restrições de rodagem e as políticas de recebimento, adotados pela maioria dos clientes, elevaram esses desafios para um nível hard.

O que vem prejudicando a entrega que já não acontece mais conforme programado e nem no custo do valor de frete orçado, pois, um veículo que anteriormente saía com três ou quatro entregas em média, e, conseguia realizar, hoje volta, às vezes com 50% das entregas alegando que não deu tempo fazer.

Em um primeiro momento você vai pensar no custo para reentregar, mas ainda pior que gastar com uma nova entrega será explicar para seu cliente o motivo da não entrega no prazo acordado.

Perde-se dinheiro, mas a maior perda está na credibilidade; que vale mais que dinheiro.

Claro que você já entendeu que para uma gestão efetiva da logística de distribuição, a melhor sequência de visitas aos clientes, ou seja, a roteirização, não é uma tarefa que não deve ser responsabilidade do motorista, nem mesmo deve ser desenhada a mão por aquele funcionário do faturamento que faz isso há anos.

A roteirização é uma tarefa que não pode ser feita de modo manual, e demanda auxílio de inteligência computacional, que através de algoritmos matemáticos calcula as rotas a partir de todos os pedidos pendentes para entrega, utilizando a frota disponível e fazendo a melhor alocação das cargas.

E para auxiliar no como fazer e no que focar separamos cinco pontos benefícios para conseguir o melhor as roteirização…

 

OS CINCO PRINCIPAIS FATORES DE SUCESSO PARA CAPTURAR OS BENEFÍCIOS DA ROTEIRIZAÇÃO

 

Para conseguir os benefícios da roteirização não precisa ser mágico. Basta seguir 05 passos. Esses garantirão entregas mais rápidas, caminhões retornando com todas as entregas concluídas, com menor tempo de espera no cliente e no transito.

 

1 – CONTRATE UM ROTEIRIZADOR

Parece redundância uma vez que o artigo já fala sobre a roteirização, mas não é. São pelo menos três as possibilidades se você for um embarcador:

  1. Você pode adquirir um software + treinamento para seu time e fazer você mesmo;
  2. Pode contratar o próprio roteirizador que fará sua roteirização diária a partir de uma base de dados enviados por e-mail com as informações necessárias;
  3. Ou pode contratar uma empresa com o devido know how, como a Brasilmaxi para cuidar de sua logística de distribuição enquanto você se dedica ao seu core.

 

2 – FOQUE NA ESTRATÉGIA DE MAXIMIZAR PRODUTIVIDADE E NÃO SÓ NA REDUÇÃO DE CUSTOS

Não caia na armadilha comum que é a redução de custos a qualquer custo.

Gestores inexperientes podem cair na tentação de demitir pessoas, contratar provedor que promete fazer mais barato, compartilhar cargas e outras armadilhas perigosas.

Obviamente essas podem ser soluções possíveis, mas antes de chegar nessa conclusão é preciso gestão e análise apurada.

Um roteirizador visa à redução direta dos gastos com fretes através da maximização da produtividade por veículo entregador, considerando o número de veículos disponíveis, a quantidade de pedidos, os locais geográficos da entrega e o custo.

A ideia primeira tem que ser garantir o uso máximo da frota existente em toda a sua cubagem e peso.

Se você utiliza 20 veículos para a distribuição diária, trabalhe para reduzir para 19, depois 18 e assim sucessivamente sem comprometer a qualidade e os prazos.

Você verá que com a roteirização isso acontecerá de maneira automática quando você melhorar a eficiência nas entregas.

 

3 – BUSQUE SEMPRE MAIOR SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Qual o produto principal e mais valioso na logística?

Acertou se você respondeu informação.

Sim, este é o maior tesouro e também o maior problema enfrentado por toda empresa, mas quando o cliente está diretamente envolvido como na logística a situação fica ainda mais caótica.

Seu cliente entenderá se a entrega atrasar e até se o produto que ele espera sofrer avaria, afinal, a entrega é viva e está sujeita a acidentes.

Entretanto, ele não perdoará falta de profissionalismo na informação: a entrega atrasou e não se sabe por que e nem onde está o veículo? Avariou e não se sabe onde e nem como, e, não temos ideia em quanto tempo reporemos o produto avariado?

Isso é algo que não pode acontecer de modo algum.

Foco no cliente não pode ser apenas no discurso, tem que ser uma realidade em seu negócio.

Implante um Call center; uma central de monitoramento, agendamento e apoio a entrega e resposta ao cliente. Essa central será responsável pela garantia de um pedido perfeito. Acompanhará desde a entrada do pedido até a logística reversa se necessário.

 

4 – CONTROLES, MAPEAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE VEÍCULOS E MOTORISTAS EM ROTA

Um dos grandes problemas na logística de distribuição, assim como citamos acima, é a falta de controle e informação.

Seu cliente te liga e pergunta sobre a entrega e você informa que está em roteiro, porém, não sabe onde exatamente está e em que horário chegará pra ele. Uma empresa de logística assim não passa credibilidade.

Com a roteirização você ganha também controle e monitoramento dos veículos entregadores, podendo saber a localização exata e a rota de entregas que foi traçada.

Quando seu cliente te ligar você poderá dizer:

Sua entrega está em roteiro em um veículo HR placa TOP-9999 com o motorista Luiz Carlos. Sua entrega é a terceira da rota e acontecerá por volta das 13hs30min. Havendo alguma mudança entraremos em contato.

Veja como tudo mudou não é mesmo!

 

5 – TENHA RELATÓRIOS GERENCIAIS

Nós da Brasilmaxi presamos por gestão efetiva em nossa operação logística. Defendemos que não é possível gerenciar aquilo que não se mede, assim não podemos deixar de fora a importância de KPI’s e relatórios gerenciais.

“Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. (Peter Drucker)

O conceito de melhoria contínua para maximizar o desempenho do seu negócio deve estar no DNA de sua logística.

Ter números reais e precisos para suportar sua empresa na tomada de decisão melhoram os resultados e auxilia na tomada de decisão, trazendo segurança e um horizonte melhor definido para colaboradores e sócios.

 

Se você é um gestor de ponta e precisa reduzir os custos com suas entregas foque neste passo a passo e terá sucesso em seu negócio.

Até a próxima!

Grupo Brasilmaxi

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