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Conheça 07 características vitais que um profissional de logística deve ter

Conheça 07 características vitais que um profissional de logística deve ter

A logística há muito tempo deixou de ser um departamento secundário para as empresas. Há décadas ela vem ganhando cada vez mais status estratégico, espaço nas mesas de discussão e de planejamento.

E mesmo sendo uma das mais antigas atividades econômicas, desde quando a humanidade se organiza e nasce à necessidade de realizar trocas comerciais, transportar, estocar e armazenar torna-se atividades necessárias.

Contudo, ao departamento logístico fora atribuído um viés estritamente operacional. Mas bastou um pouco mais de análise de marketing, custos e posicionamento estratégico tendo o cliente como foco do negócio, para que a logística passasse por transformações.

Fazer logística é arte, mas também uma ciência. A origem da palavra vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico.

Não é apenas entregar um produto que foi comprado. A logística está em toda a cadeia produtiva; desde o planejamento da aquisição da matéria prima até a entrega final, deixando o cliente satisfeito com o que recebeu.

Obviamente com todo o avanço na área, o perfil do profissional de logística também ficou mais específico. Faltavam cursos ou especializações que desenvolvesse “Skills” específicas e necessárias para os profissionais da área.

Mas hoje não é mais assim. 2018 promete um grande aquecimento para a área. A logística é um departamento que vem absorvendo talentos de todas as formações e áreas e com bons salários.

Se desejar tornar-se um bem sucedido profissional de logística, existem sete habilidades que não podem te faltar. Continue lendo o artigo para conferir quais são elas…

07 habilidades que todos profissional de logística deve ter

#1 – UM EXÍMIO COMUNICADOR

Em todas as áreas a comunicação é um processo essencial para o sucesso do negócio, mas na logística a comunicação deficiente custa reputação, cliente e dinheiro.

Trata-se de uma área parceira/dependente de todas as outras áreas: marketing, suprimentos, vendas, finanças e, na outra ponta; o cliente que irá receber o produto.

É preciso que tudo esteja bem alinhado para que a logística tenha sucesso e essa é a função do profissional de logística: pensar em todas as etapas e fatores que possam prejudicar a operação.

Não só pensar, mas também comunicar, se fazer entender, alinhar expectativas, gerir as tensões.

#2 – ALGUÉM QUE PENSA FORA DA CAIXA

O termo pode parecer clichê, mas quando se trata de logística onde nenhum dia é igual ao outro, faz-se necessário pensar fora da caixa.

A ruptura no estoque, o caminhão que não chega, a carga que não coube no caminhão, o motorista que não atende, o cliente que se recusa a receber, a documentação que foi errada e etc.

Para todos esses problemas existem soluções, mas não são soluções simples. Isso exige do gestor criatividade, calma e um pensamento disruptivo. Pensar fora da caixa é uma necessidade na logística.

3# – BOM DE RELACIONAMENTO

O profissional de logística transita por variados universos: muitos perfis de clientes e diversas hierarquias.

Esse deve ter a habilidade de saber o momento certo para pedir um favor, sugerir uma mudança, delegar uma ação, abrir mão de um processo engessado, fazer cumprir os processos vitais e tantas outras problemáticas.

Em todas as fases está presente o fator humano: quem vende, quem fabrica, quem compra, quem separa, quem carrega, quem entrega e quem recebe.

Relacionamento será tudo e mais um pouco para quem quer se destacar na área. Talvez essa seja a maior e mais importante habilidade!

#4 – DEVEM SER BONS COM NÚMEROS

Falamos um pouco antes que logística tem haver com habilidades de cálculo e de raciocínio lógico, correto?!

Pois bem, o profissional de logística precisa de boa formação e familiaridade com números, lógica, estatísticas, planilhas…

Logística é também matemática e para trabalhar em um cenário de competição acirrada fazer as contas de frete, distância a percorrer e implantação de KPI’s é de importância única.

#5 – ABERTO A TECNOLOGIA

Estamos atravessando a quarta revolução industrial. As indústrias estão mais modernas e conectadas, o que faz com que a logística, para se integrar ao novo, esteja também antenada em tudo que está ocorrendo.

A tecnologia é uma realidade presente e veio facilitar os processos, maximizar a produtividade, ofertar controle e reduzir os custos.

Sistemas, softwares e tudo que possa facilitar a vida devem ser adotados. O profissional dever estar aberto a todas as novidades nunca se opondo a elas, pelo contrário sempre fomentando sua implantação desde que essa acrescente valor ao negócio.

#6 – DINÂMICO E PROATIVO

Diante das imprevisibilidades do setor como No show, sazonalidade, pessoas, clientes, acidentes, roubos e etc. Espera-se que o profissional de logística seja proativo e dinâmico na hora de decidir.

Deve ter o sentimento de dono, logo, ser responsável pelo atendimento aos clientes, internos e externos, assegurando que tudo ocorra conforme o programado.

#7 – VISIONÁRIO E MODERNO

Um profissional básico enxerga o que acontece no dia. Um profissional médio consegue enxergar o que ocorrerá em uma ou duas semanas, mas, um profissional excelente, enxerga não somente o mês, mas também um ano à frente.

Isso porque ele está sempre ligado nas mudanças do setor e da empresa. É alguém com visão moderna de processos, mercado e liderança.

Para ser um profissional de ponta é preciso ter visão e uma atitude contemporânea.

***

O mundo mudou. A logística conquistou e vem conquistando seu espaço. Bons profissionais são disputados por boas empresas e o perfil do profissional de logística também ganhou mais corpo.

E você, tem se atualizado e buscado desenvolver-se para atender todas essas exigências?

Até a próxima!

Grupo Brasilmaxi!

2 Commentários

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  1. Ulisses Fahl
    Reply

    Excelente artigo.
    Gostaria de acrescentar mais uma característica que talvez envolva ou faça parte dos outros 7 elementos juntos citados por voces, que é a capacidade do profissional saber trabalhar sob pressão, pressão esta devido um atraso na entrega; pressão devido um funcionário da equipe ter se “falatado” e com isso acumulo de tarefas no dia e consequentemente remanejar as prioridades com plano de ação para recuperar no mesmo dia ou dia seguinte.

  2. Graziela
    Reply

    Prezados, bom dia!
    Poderia me informar o contato do responsável pelas operações intralogísticas de vocês, por gentileza?
    Obrigada e aguardo retorno.

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