fbpx

Blog da Brasilmaxi

Maio Amarelo – Dicas para um trânsito mais consciente e seguro

Você conhece a campanha Maio Amarelo? Sabe o porque ela existe? Sabe como fazer sua parte e conscientizar todos a sua volta? Separamos algumas dicas para que você fique por dentro e ajude a compartilhar essa ideia.

Campanha Maio Amarelo – Brasilmaxi

O mês de maio é marcado pela campanha “Maio Amarelo”, que tem como intuito promover a conscientização sobre um trânsito mais seguro através de boas práticas e respeito às leis de trânsito vigentes. O alto índice de acidentes e mortos no trânsito foram fundamentais para a criação da iniciativa do “Maio Amarelo”, que é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A campanha visa chamar a atenção da sociedade – incluindo órgãos públicos, empresas, escolas e sociedades civis, para a situação viária do país.

Entretanto, precisamos ter em mente que para uma mudança da situação atual, é necessário que haja a mudança primeiramente em cada indivíduo, e essa acontecendo, teremos uma mudança coletiva que resultará em estradas mais seguras e um trânsito mais consciente e humano, refletindo o propósito da campanha “Maio Amarelo”. Porém, precisamos ressaltar alguns pontos que podem ser mudados e práticas que devem ser compartilhadas, pois são essas detentoras de grande parte dos acidentes que acontecem nas na cidade, estradas e rodovias.

Muitos dos pontos que serão apresentados, são imprescindíveis para condutores e não devem ser ignorados, pois além das penalidades como multa e perda de pontuação na carteira nacional de habilitação (CNH), podem ocasionar acidentes que deixam marcas para sempre, como traumas e fobias, até mesmos sequelas físicas, e nos casos mais graves, ainda há o risco de óbito. Situação triste, porém, real e rotineira nas estradas e vias de nosso país.

Somente no estado de São Paulo no ano de 2018, foram contabilizados mais de 30 milhões de veículos, sendo desses, quase 9 milhões somente na capital paulista, segundo dados do Detran-SP. Esse grande volume de carros proporciona a cidade de São Paulo quilômetros e quilômetros de congestionamento todos os dias, e com o grande número de carros transitando, é necessário que, todos tenham consciência do seu espaço no trânsito, seja condutor de carro, caminhão ou motocicleta, precisa-se estar ciente da importância da vida, e ter como objetivo, prover condições seguras de trânsito para si como condutor, condutores ao redor e pedestres.

Separamos algumas dicas para promover um trânsito mais seguro e compartilhar com as ações do “Maio Amarelo”.:

Pedestres

Nossa primeira dica é direcionada aos pedestres. Inúmeros acidentes ocorrem devido às travessias que ocorrem fora do local adequado, afetando assim, pedestres, motoristas e passageiros. Para evitar graves acidentes, lembre-se de utilizar a faixa de pedestre e atravessar quando o farol estiver liberado para os pedestres, não corra riscos (literalmente) e atravesse nos últimos instantes dos sinais. Portanto, lembre-se de olhar para os lados, checar o semáforo e realizar a travessia em segurança, pois além da sua vida, protegerá os que estão ao redor. O “Maio Amarelo” não é apenas para condutores de veículos, ele também tem o propósito de conscientizar pedestres.

Uso de Celular

Uma dica sempre dita, porém, ignorada por diversas vezes. O uso do celular é proibido para o condutor do veículo, ocasionando multas e perda de pontuação da CNH. Por continuar sendo ignorado, o uso do celular ao volante tem sido o fator para muitos acidentes que acontecem nas vias. Manusear o celular e dirigir ao mesmo tempo, exige do condutor um grande esforço cognitivo, o que aumenta a chance de que acidentes ocorram. Caso precise realizar ligações ou responder mensagens, procure por um lugar seguro onde possa estacionar e realizar a tarefa. Não coloque em risco a vida dos demais.

Consumo de bebidas alcoólicas

Dirigir após o consumo de álcool é um perigo ao condutor, aos demais carros e aos pedestres, pois o álcool por afetar as funções motoras e cognitivas, podendo potencializar o risco de acidentes. Se for curtir um happy hour, lembre-se de escolher o motorista da rodada entre os amigos, ou utilizar os serviços de mobilidade para ir para casa. E caso seja a sua vez de ser o motorista da rodada, não consuma bebidas alcoólicas, pois além de multa e perca de pontos, acidentes podem ser provocados por uma “simples” ingestão de álcool.

Dias de Chuva

Em dias de chuva, é importante que se redobre a atenção ao conduzir um veículo, tendo em vista que a chuva pode se tornar mais um obstáculo no caminho. Fique atento às dicas:

  • Com a chuva, as pistas podem ficar mais escorregadias, proporcionando um ambiente mais propício para a aquaplanagem. que é quando os pneus do carro perdem o atrito com o solo e derrapam na pista. Nesse momento, é importante manter a calma e seguir as recomendações para sair dessa.
  • A visibilidade pode ser afetada pela chuva, por isso é de extrema importância manter o limpador de parabrisa em dia, verificar o tempo de troca e condição do mesmo sempre que possível.
  • A qualquer indicio de chuva, fique atentos às rádios de notícia, evite pontos de alagamento e congestionamentos, se preciso for estacione em local seguro e espere até que tudo se normalize.

Revisão de veículo

Quando foi feita a última revisão de seu veículo? A revisão do veículo torna-se imprescindível para todos, independente de viagens ou de quilometragens percorridas. É importante manter seu carro em dia, seja com a parte mecânica ou funilaria. O cuidado preventivo com seu veículo, permite que se rode com melhor desempenho no dia a dia e em viagens. Portanto, sempre que possível e necessário, realize a revisão com um profissional e faça sua parte cuidado do seu automóvel com cuidados básicos como:

  • verificar a procedência do combustível e posto de gasolina;
  • revisar sempre a condição dos pneus;
  • verificar as lâmpadas das lanternas e faróis;

A manutenção do veículo é algo benéfico para o condutor, passageiros e demais motoristas.

Cinto de Segurança

Enquanto o carro estiver em movimento, mantenha o cinto afivelado. A segurança no trânsito acontece em pequenas atitudes e detalhes, entre eles está o uso do cinto de segurança. Item de uso obrigatório para todos, condutor e passageiros, o cinto de segurança pode salvar vidas quando utilizado.

Seja na estrada ou na cidade, ou até mesmo de uma esquina a outra, lembre-se de utilizar o cinto de segurança. Além de proteger, o uso evita multas e perdas de pontos na CNH.

Cadeirinha para crianças

Sempre que houver crianças no carro, lembre-se de que é obrigatório o uso da cadeirinha para a segurança dos pequenos. A cadeirinha é projetada especificamente para o uso das crianças, tendo modelos para acompanhar o crescimento tornando a viagem confortável e segura. E após atingida a idade, a criança só deve viajar com cinto de segurança, e somente a partir dos 10 anos, ela poderá acompanhar a viagem no banco do passageiro.

Lanternas e faróis

Antes de pegar a estrada, sempre verifique a situação das lâmpadas e condições dos faróis e lanternas de seu carro. Transitar com faróis quebrados ou lâmpadas queimadas pode acarretar multas e gerar muitos problemas para sua viagem. E não se esqueça, sempre ao pegar estradas ligue os faróis, durante todo o dia essa regra é válida.

Motociclistas

As motocicletas ocupam um espaço considerável no fluxo de veículos das cidades, só na cidade de São Paulo, representavam 14% do total da frota, até dezembro de 2018, segundo dados do Detran-SP. Utilizadas comercialmente ou de maneira pessoal, as motos transitam em meio aos carros, ônibus e caminhões, tornando-se alternativa para quem quer fugir dos engarrafamentos. Porém, a motocicleta possuí suas fragilidades, sendo ela menor e desprovida de segurança, se comparada aos demais veículos. Por isso, é importante que os motociclistas se equipem para transitar nas vias e redobrem a atenção.

Motoristas de carros, ônibus e caminhões, redobrem sua atenção nas vias, sempre olhe no retrovisor para verificar se há motociclistas por perto, cuidado com possíveis pontos cegos.

Combustível

Você conhece bem o posto no qual tem abastecido seu carro? É importante atentar-se a procedência da gasolina utilizada no automóvel ou moto, pois uma gasolina de péssima qualidade pode ocasionar danos ao seu veículo e deixá-lo na mão no momento que mais precisar. Portanto, na hora de abastecer, não procure apenas por preço, a qualidade, boa procedência e confiança, devem ser fatores para a escolha.

Troca de óleo

A manutenção preventiva do seu automóvel deve ser algo rotineira, pois os pequenos cuidados que temos no dia a dia podem influenciar no desempenho do veículo. Lembre-se de verificar o óleo, colocar água no radiador e verificar a manutenção dos filtros ar condicionado. Ao fim, esses pequenos cuidados podem proporcionar uma maior vida útil ao seu automóvel.

Essas são algumas dicas que preparamos para contribuir com a conscientização para um trânsito mais seguro. Portanto, a Brasilmaxi, espera que essa conscientização, e se perpetue para os próximos meses e anos, criando um ambiente mais seguro e humano para se transitar.

MAIO AMARELO , compartilhe essa ideia, compartilhe as atitudes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.